O Instituto Baisch é uma clínica capacitada para atender todas as demandas desta especialidade com excelência!
O verdadeiro nome da especialidade é Medicina do Exercício e do Esporte. Muitos pensam que ela se limita a tratar lesões em atletas, mas esta é apenas uma de suas atribuições: o que a torna de extrema importância em termos populacionais vai muito além do esporte de alto rendimento. Vivemos em uma sociedade cada vez mais adepta da prática de exercícios físicos, onde a longevidade e qualidade de vida são bens cobiçados por todos. Busca-se não só viver mais e superar as doenças, mas principalmente chegar à velhice com ótima funcionalidade, para poder desfrutar da vida mesmo nas idades avançadas.
Alcançar tudo isso, porém, não é tão simples. Seja por saúde ou ganhos estéticos, é comum as pessoas começarem a praticar exercícios e, infelizmente, desistirem após poucos meses. A atividade mal praticada, além de não prazerosa, pode piorar as dores, o sono e a funcionalidade, minando a aderência ao estilo de vida mais saudável. Sem orientação de um especialista, a sociedade experimenta o fenômeno da seleção natural: aqueles que naturalmente conseguem exercitar-se sem se machucar envelhecem com saúde e qualidade de vida. Os outros tendem a se tornar sedentários ao longo do tempo.
Para evitar este fenômeno deve-se, além de outros cuidados, sempre avaliar os sintomas de dor em toda sua complexidade, pois na maioria das vezes a verdadeira causa do problema está distante do local queixado. Dor no joelho pode ser devido à má ativação de músculos do quadril. Sintomas no ombro muitas vezes estão relacionados ao mau posicionamento da escápula. Lombalgia tem diversas etiologias mecânicas, cada uma com tratamento diferente.
Inicialmente costuma ser necessária a prescrição de medidas específicas para promover a restauração física do paciente e corrigir suas deficiências biomecânicas, especialmente naqueles que frequentemente se lesionam. Além disso, fatores como dificuldade para dormir e coexistência com outras doenças devem ser sempre considerados, diagnosticados e tratados. Após este processo, o pessoa estará apta a praticar exercícios ou seu esporte favorito.
Deve-se ter em mente que algumas patologias são bastante comuns hoje em dia: hipertensão arterial, diabetes, coronariopatia, osteoporose, artrose, depressão, fibromialgia, doenças reumatológicas, dentre outras. Todas apresentam melhoras substanciais com fortalecimento muscular e condicionamento aeróbico, mas a prescrição personalizada de atividade física precisa se atentar não só às particularidades de cada uma delas como também às medicações usadas e seus efeitos.
No outro extremo da especialidade, temos o esporte profissional. Atletas que dedicam a vida a superar seus limites e precisam de suporte médico para prevenir e tratar lesões o mais rápido possível. Necessitam também ter o diagnóstico e tratamento de patologias clínicas que possam limitar seu rendimento físico máximo ou colocar sua saúde em risco. Algumas vezes, o exercício nestas pessoas deixa de ser saudável e começa a gerar doenças por si só, situações em que apenas um médico especialista é capaz de conduzir adequadamente.
Além disso, cada vez mais populares no mundo, os atletas amadores merecem ser ressaltados. Pessoas comuns, com profissões diversas, mas que nas horas vagas praticam esportes e, às vezes, até viajam mundo afora disputando competições. Embora não dediquem sua vida ao esporte, buscam o mesmo suporte e acompanhamento dos atletas profissionais para que, dentro de suas condições, consigam atingir o melhor.
A Medicina do Exercício e do Esporte abrange desde o tratamento de dor e uso do exercício físico para promoção de saúde na população em geral até o acompanhamento de atletas amadores e profissionais que buscam superação nas mais diversas modalidades esportivas. O Instituto Baisch é uma clínica capacitada para atender todas as demandas desta especialidade com excelência!